Classificar os vegetais comestíveis não é uma tarefa fácil!

O adulto ou a criança mais velha que estiver mediando a brincadeira, pode ensinar sobre cada tipo de alimento para a criança que ainda não os identifica. Mesmo que ela ainda não compreenda toda a explicação, esta é uma forma de mostrar que existem diferenças e semelhanças entre os alimentos, estimulando a sua curiosidade, e encorajando-a a prestar atenção nisso.

As verduras são aquelas em que as partes comestíveis são as folhas, as flores ou as hastes.

Os legumes são aqueles em que as partes consumidas são os frutos e as sementes, como no caso da abóbora e do tomate, ou as partes da planta que crescem no solo, como no caso da cebola e da cenoura.

A expressão “fruta” é uma denominação popular que compreende os frutos e pseudofrutos comestíveis, geralmente suculentos e adocicados.

Você sabia?

Nem todos os frutos são frutas, e nem todas as frutas são frutos.

Um fruto pode ser uma fruta e/ou um legume. Fruto é um termo botânico que define o ovário maduro da flor das angiospermas, sendo a parte suculenta da planta que tem a função de proteger a semente. Quando as partes suculentas não se originam do ovário, são pseudofrutos.

Jogo colaborativo

Hoje é dia de feira! Os feirantes acordaram cedo e trouxeram frutas, legumes e verduras fresquinhas, e os clientes estão chegando para comprar. Vamos ajudá-los a prepararem a feira para a chegada dos clientes!

Objetivo

Organizar os alimentos nas barracas da feira antes que os clientes cheguem.


Como Brincar?

Nesse modo de brincar, pode-se jogar em grupo ou sozinho. Um adulto ou uma criança mais velha apresenta todas as peças e as regras do jogo e mostra como os diferentes alimentos são classificados. Pode ser feita uma demonstração de como jogar. Coloque as frutas, as verduras e os legumes dentro da caixa de madeira.

Posicione as barracas, o caminho, a caixa e o peão conforme a imagem.

Defina quem será o primeiro jogador a jogar o dado. As faces do dado possuem as seguintes figuras, que indicam a ação a ser realizada:

O próximo jogador joga o dado e executa a ação correspondente à face mostrada pelo dado, até todos os alimentos da caixa terem sido organizados nas cartelas, ou até o cliente chegar na feira.

Se todos os alimentos forem organizados nas barracas antes de o cliente chegar, parabéns! Os clientes vão chegar na feira quando ela já estiver toda montada e podem comprar verduras, legumes e frutas!!!

Se o cliente chegar na feira antes de todos os alimentos estarem organizados nas barracas, o jogo inicia novamente.

O que acontece se os jogadores colocarem os alimentos na barraca errada?

O alimento deve ser devolvido para a caixa e o próximo jogador continua o jogo. Outro jogador, ou adulto que acompanha a brincadeira, pode nesse momento explicar novamente qual o tipo de alimento.

Vamos nos familiarizar com os alimentos?

Uma forma superdivertida de as crianças aprenderem e se familiarizarem com os alimentos é manipulando as peças de madeira que os representam e conversando sobre elas.

Sugestões de atividades:

Leia as curiosidades que estão no verso das cartelas de barracas, que são superinteressantes para aprender!

Faça perguntas, como:

Quais desses alimentos você já experimentou?

Você já foi na feira para comprar alimentos?

Com quais desses alimentos é possível fazer suco?

Faz de Conta

Agora é hora de estimular a imaginação!

Que tal montar uma quitanda com alimentos fresquinhos ou preparar aquele jantar delicioso com direito a frutas de sobremesa?

Ou então, que tal carregar os alimentos em um caminhãozinho e ser o entregador do seu bairro?

As peças de madeira podem ser utilizadas para fazer parte da brincadeira de faz de conta das crianças de infinitas maneiras.




© 2023 Lume Brinquedos. Todos os direitos reservados.