O brinquedo “O gato e o passarinho” pode ser utilizado de diversas formas para apoiar as crianças na conquista da inteligência espacial*, por meio de brincadeiras, e com a mediação de um adulto. É a inteligência espacial que nos permite compreender o espaço, saber onde estamos, e como nos orientar. Também é necessária para atividades mais complexas, como ler um mapa, dirigir um carro, fazer uma maquete ou planta de um edifício.

Para compreender conceitos abstratos, como as direções espaciais e a posição relativa de um objeto no meio ambiente, é necessário desenvolver a visualização espacial. Poder compreender representações bidimensionais de um mundo tridimensional não é uma conquista fácil! O desenvolvimento destas capacidades ocorre ao longo de toda a vida, iniciando-se na infância e continuando na fase adulta. Então, que tal desenvolver juntos, adulto e criança, habilidades espaciais, com diversão e muito afeto envolvidos?

O brinquedo “O gato e o passarinho” pode ser utilizado de diversas formas para apoiar as crianças na conquista da inteligência espacial*, por meio de brincadeiras, e com a mediação de um adulto. É a inteligência espacial que nos permite compreender o espaço, saber onde estamos, e como nos orientar. Também é necessária para atividades mais complexas, como ler um mapa, dirigir um carro, fazer uma maquete ou planta de um edifício.

Para compreender conceitos abstratos, como as direções espaciais e a posição relativa de um objeto no meio ambiente, é necessário desenvolver a visualização espacial. Poder compreender representações bidimensionais de um mundo tridimensional não é uma conquista fácil! O desenvolvimento destas capacidades ocorre ao longo de toda a vida, iniciando-se na infância e continuando na fase adulta. Então, que tal desenvolver juntos, adulto e criança, habilidades espaciais, com diversão e muito afeto envolvidos?

*O conceito de inteligência espacial foi apresentado pelo psicólogo Howard Gardner no livro Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas, no ano de 1983.

O jogo é composto por 5 peças de madeira:

Casa

Casa

Telhado

Telhado

Caixa

Caixa

Gato

Passarinho

Faz de conta

Imaginar como o gato e o passarinho são e o que eles estão fazendo pode ser muito divertido.

Eles são amigos? O passarinho corre atrás do gato, ou o gato corre atrás do passarinho?

Enquanto constrói narrativas, durante a brincadeira de faz de conta, a criança explora espacialmente os objetos, colocando-os em diferentes posições, e entendendo-os como um todo.

Esconder: onde está o gato e o passarinho?

Esconda o gato e o passarinho em algum lugar da casa e chame a criança para procurar. Guie-a para encontrá-los, por meio de pistas, tais como: “o gato está fora do quarto, dentro da sala, à direita do sofá, escondido embaixo de algum objeto.” Comemorem quando o gato e o passarinho forem encontrados!

Com esta brincadeira, a criança está aprendendo a colocar na mente dela o objeto, e desenvolvendo a atenção e a memória. O objeto desapareceu, mas continua existindo em sua mente.

Quando você descreve a posição do objeto, está criando um mapa para encontrá-lo, e colocando a criança em contato com o vocabulário espacial.

Estimular a criança a descrever onde as peças estão

Posicione a casa, o telhado, a caixa, o gato e o passarinho de diferentes formas.

Faça perguntas para a criança que a estimulem a descrever onde as peças estão:

O gato está dentro ou atrás da caixa?

E o passarinho, está na frente ou em cima do telhado?

Estimule a criança a ser o mais específica possível quanto à localização dos objetos. Ao usar uma linguagem baseada em expressões espaciais, ela está exercitando a sua capacidade de enxergar o cenário e visualizar o espaço. É uma forma de estimular o cérebro a pensar com mais detalhes nos objetos, de desenvolver a linguagem espacial, e de assimilar conceitos abstratos, como: dentro e fora, na frente e atrás, em cima e embaixo.

Resolver os desafios

O jogo contém 50 cartas com diferentes posições das peças representadas de forma bidimensional. Para jogar, siga os passos a seguir:

a) Separe as cartas de acordo com os níveis de dificuldade.

b) Escolha uma das cartas para começar a brincar.

c) Tente dispor as peças de acordo com a vista proposta na carta.

d) Se a vista frontal das peças arranjadas corresponder à vista da carta, você encontrou a solução.

e) Ao encontrar a solução, escolha outra carta.

A brincadeira com as cartas é um quebra-cabeça tridimensional. Ajuda a tornar o cérebro mais “afiado” em relação às habilidades espaciais, desenvolvendo a capacidade de ler uma representação bidimensional e de representar um objeto tridimensional em duas dimensões.

Os desafios possuem quatro níveis diferentes de dificuldade!

Desafios das cartas
Resoluções das cartas
Desafios extras
Resoluções dos desafios extras
© 2023 Lume Brinquedos. Todos os direitos reservados.